sábado, 27 de abril de 2013

Dois Natais na Guerra

É NATAL
Dois Natais passados na guerra
Vou aqui deixar expresso o que foram para mim e outros como eu as Consoadas que lá passámos.
Em 1966 passei a consoada na Fazenda Margarido tinha-mos sempre la uma secção reforçada para fazer protecção, a comida de sempre com umas iguarias oferta da casa do Capatás da Fazenda, mas nada alegrava o meu subconsciente dois dias antes perderam a Vida Camaradas da 1535 e 1537 e no dia 24 Faleceria O Bravo vitima de ferimento em Combate no dia 22 tinha por Ele uma grande amizade
no dia 24 de Dezembro vem-me sempre á memória não só ele mas também O Praxedes que tombou dia 22/12/1966 e ainda um Camarada da 1537 do qual me lembro do alcunha O Algarvio, rapaz forte e que foi vitima duma mina que O reduzeu a quase nada ajudei a modá-lo do helicopetero para uma av...ioneta que fez este troca na pista da Fazenda Margarido eu podia com os restos Mortais do Algarvio (peço desculpa por tratar pelo alcunha mas) foi assim que sempre O Chamámos enquanto estivemos em Quicabo, assim foi um Natal muito triste.
No Natal de 1967 passado no Lumeje aqui tivemos uma passagem caricata.
Vou mencionar, nesse dia estava de serviço o 3º ou o 4º Grupo de combate não me recordo qual mas sei que foi um destes dois, então o grupo de serviço pôs as mesas para o Jantar de forma discriminatória para o 1º e 2º Grupo de Combate as mesas foram postas como nos dias normais, mas para o 3º e 4º Grupo colocaram nas mesas lençois como toalhas animaram as mesas destes dois grupos com as Iguarias que as Pessoas Civis da Vila tinham oferecido, como obrigatório á hora para o Jantar lá formá-mos emfrente do Refeitório, quando reparámos na acção praticada pelo Grupo de serviço eu e Os meus Camaradas do 1º Grupo passámos a palavra e não aceitámos ir jantar ao Refeitório, no que fomos seguidos por alguns elementos do 2º Grupo e pelo Sargento Moisés que achou que nós tinha-mos toda a razão, o Alferes Azevedo Comandante do nosso grupo ainda nos veio dizer á Formatura que não levásse-mos a mal a Sua ausencia no Jantar porque estáva de Luto pois Tinha perdido O Seu Pai recentemente, pediu-nos para reconsiderar, mas nada nos demoveu contra esta impensada acção do Grupo que estáva de seviço, fomos á cozinha pedimos o comer que nos pertencia e fomos comer para dentro da nossa Caserna, após o Jantar o meu Grupo pegou nas Armas, Formou e comamdado por um Sargento saiu do quartel como se tratá-se de saír em serviço fomos até á pensão que existia na Vila e á hora de recolher lá regressá-mos formados ao Quartel. Hoje que estou maduro acho piada ao que se passou mas naquele dia 24/12/1967 não gostá-mos nada da atitude que o grupo de srviço tinha feito
Vitor Cordeiro
É bom passados todos estes anos termos camaradas que nos relatam estes tristes acontecimentos visto que é uma prova que nunca esqueceremos o que foi de bom e de mau para todos nós e que ficam gravados na nossa memória enquanto cá andarmos no mundo dos vivos. Bem haja a todos

Sem comentários:

Enviar um comentário