quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O Primeiro combate!

 
O primeiro Combate da 1535.
Saímos de Quicabo não sei em que dia, mas lá fomos por aquela rude picada de Quicabo para a Maria Fernanda não me recordo quanto tempo demoramos a chegar á dita Fazenda aqui pernoitamos de 26 para 27 Junho 1966, após esta noite de repouso lá retomamos a viagem passando pela Maria Amalia, Missão e já ao escurecer atingimos o fim da picada onde as viaturas nos deviam deixar, isto já no periférico da famosa Cunha & Imãos, a nossa função seria apear das Viaturas que deveriam fazer regresso á Maria Fernanda e seguir apé para o interior da Cunha & Irmãos, mas aqui começou um ataque de grande capacidade do IN e as Viaturas lá se mantiveram e foi um tiroteio pegado durante toda a noite de 27 para 28 de Junho o inimigo querendo defender o que hera a sua área de forte imp...lantação obrigou-nos a um combate sem tréguas para o repelir e demanhã estávamos esgotados mas felizmente sem Baixas, eu fiquei encostado ao monte de terras que terian sido enpurradas por máquinas que fizeram a abertura da picada e por ser muito escuro evitei ao maximo os tiros mas ao reparar donde faziam fogo logo lhe colocava uma granada de mão usei ofensivas defensivas todas que possuia e outras que me deram não recordo quem, quando começou a amanhecer já o IN recuára provávelmente para guarnecer o seu reduto, nós estavamos exaustos e foi enviada outra Compª não sei qual para nos render e prosseguir o objectivo. recordo que o atirador da metralhadora que ficou no enfiamento da picada se manteve no apoio montado na Viatura e que o resguarde de defesa foi atingido por tiroteio até lhe provocar destrancar o ponto de engate da metralhadora, foi a noite mais longa da minha vida.
 

tanto um como outro nunca mais os vi....
 

Ó Elísio não te estás a lembrar mas o Cacem veio ao 2º convívio na Quinta de Stª Terezinha no Sabugo-Sintra e Tu também lá estiveste, se não tens o Filme desse encontro eu tenho e posso fazer uma cópia e dou-ta é só dizeres, quanto ao (Pragal) nunca compareceu mas eu consegui que ele fosse contactado pessoalmente para saber da sua existência, já agora deixo aqui o nome dele, Joaquim Moura de Abreu e éra Rádio Telefonista a especialidade dele , creio que seria do teu Grupo
 

Sem comentários:

Enviar um comentário